Roterdã

Clima e temperatura em Roterdã

Veja como é o clima e a temperatura em Roterdã durante cada estação, e confira várias dicas para planejar bem a sua viagem por lá. É muito importante saber o clima do lugar para onde você vai, para conseguir programar passeios e até fazer as malas. Confira:

Roterdã, Holanda

E, se você estiver planejando viajar para lá não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Roterdã. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para Roterdã.

Como é o clima em Roterdã?

A Holanda não é um país de temperaturas extremas, e as estações do ano são bem marcadas em Roterdã. No entanto, vale saber que este é um país tipicamente frio, em comparação com o Brasil. O clima, de forma geral, é marítimo e moderado, graças ao Mar do Norte que banha sua longa costa.

O inverno por lá, por exemplo, não é tão frio, nem o verão tão quente, mas há sempre umidade – as chuvas são frequentes durante todo o ano, mas raramente são abundantes, o que significa que há muita garoa, mas as tempestades são raras. Veja a seguir como é o clima em Roterdã por estação e programe-se bem para a época em que for para lá em uma viagem:

  • Vale lembrar que as estações na Holanda são invertidas em relação ao Brasil, ou seja, no começo do ano é o inverno, depois a primavera, no meio do ano é o verão, e depois o outono.

1. Inverno em Roterdã

O inverno em Roterdã é frio, com temperaturas médias entre 0ºC e 7ºC. A estação mais fria se estende por fevereiro e março, mas pode ser considerada também na última dezena de dezembro, que é quando ela oficialmente começa.

A semana mais quente de janeiro é a primeira, depois vai piorando e ficando cada vez mais frio – até chegar março, quando as temperaturas voltam a subir lentamente. Não faz muito vento, mas a umidade é um fator que aumenta esse frio: chove muito e, ocasionalmente, neva. Além dos passeios tradicionais, no inverno, recomendamos:

  • Passeio pelas atrações em locais fechados e cobertos, como os museus, que normalmente são climatizados;
  • À noite, quando o frio é mais intenso, você pode procurar restaurantes e bares fechados – não se preocupe, há muitos!
  • O inverno também é o período ideal para fazer passeios românticos, já que a cidade ganha um charme especial.

2. Primavera em Roterdã

A primavera em Roterdã começa dia 21 de março e é uma das épocas mais recomendadas para se visitar a cidade. A partir desse dia, as temperaturas médias já ficam entre 2ºC e 13ºC, aumentando ao longo do meses seguintes. A primavera é marcada por algumas chuvas, dias frescos, alguns dias nublados e ventos leves.

É na primavera que começam a florir os jardins e ruas, e quando nascem as famosas tulipas – um dos principais atrativos do país. No final da estação, em junho, as temperaturas já estão mais altas, devido à chegada do verão, com médias entre 10ºC e 18ºC!

  • O mais legal de visitar a cidade na primavera é ver os jardins floridos dos parques, que são lindos e rendem muitas fotos. Há alguns parques que só funcionam nessa época, inclusive. Aproveite!
  • Apesar de ser baixa estação, muitas pessoas procuram conhecer Roterdã e sua vizinha, Amsterdã, nesta época, por causa das flores. Por isso, reserve passagens e hotel com antecedência. Mais abaixo explicamos como aproveitar as promoções, mas você também pode ler nossa matéria de como encontrar passagens baratas para a Holanda.

3. Verão em Roterdã

O verão de Roterdã (que vai do final de junho ao início de setembro) é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil, onde as temperaturas são bem altas. Como dito anteriormente, a proximidade ao mar faz com que o verão seja mais ameno, começando a estação com médias entre 11ºC e 21ºC. Mas, mesmo não sendo tão quente, a estação é uma das melhores épocas para fazer passeios ao ar livre e desfrutar dos dias ensolarados.

  • O verão é ideal para andar de barco, ir aos parques, fazer piqueniques ou simplesmente caminhar pela cidade.
  • No verão, anoitece mais tarde, o que dá mais tempo aos viajantes para aproveitarem o máximo da cidade.
  • Na mala, leve roupas leves, mas também traga ao menos dois casacos mais quentes e duas calças. As mudanças de temperatura são comuns, e você pode pegar dias mais frescos mesmo no inverno.
  • Mesmo não sendo um calor insuportável é muito importante que você não se esqueça de passar protetor e usar roupas que protejam dos raios do sol, pois o índice de raios UV nesses meses é muito alto. No fim de julho e comecinho de agosto, que é o ápice do verão, as temperaturas médias ficam entre 13ºC e 25ºC.

4. Outono em Roterdã

O outono, apesar de ser a estação em que o frio volta a aparecer, é uma estação muito bonita para visitar Roterdã, uma vez que todas as árvores e folhagens da cidade adquirem aquela coloração laranja-avermelhada encantadora, que rende fotografias lindas.

O outono vai do final de setembro até meados de dezembro, e as temperaturas no meio da estação ficam com médias entre 8ºC e 13ºC. Esta é uma época marcada por dias frescos, muita chuva e um dia ou outro de trovoadas. Em dezembro já se sente a chegada do inverno, pois as temperaturas médias ficam entre 2ºC e 6ºC, os dias ficam mais escuros e nublados e, ocasionalmente, graniza.

  • Esta é a época do ano em que mais chove, então isso pode incomodar um pouco, mas ainda assim é possível ter uma viagem incrível pela cidade. A dica é, como no inverno, planejar passeios por lugares fechados nos dias em que a chuva persistir e for mais forte.
  • E, claro: leve uma capa de chuva e/ou um guarda-chuvas. Sapatos impermeáveis e até galochas são boas pedidas para quem viaja nesta época do ano.

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura em Roterdã uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade em Roterdã e Europa

Poder usar seu celular em Roterdã, na Holanda, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos, economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS ao alugar um carro, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar e, claro, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Holanda nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Roterdã quando estiver lá.

Usar o celular à vontade em Roterdã

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Roterdã

Agora que você já viu tudo sobre o clima e temperatura em Roterdã, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Roterdã é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Roterdã, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Roterdã.

Onde ficar em Roterdã

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, clique aqui em Site de Ingressos da Europa para ver todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis de Roterdã:

O que fazer em Roterdã: Principais atrações, passeios e lugares de Roterdã.
Onde comprar passagens de trem na Holanda: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.
O que fazer à noite em Roterdã: Dicas do que fazer à noite na cidade.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *