Amsterdã

Amsterdã em dezembro

Saiba tudo sobre Amsterdã em dezembro. Se você vai viajar para a cidade, veja o que poderá vivenciar nessa época do ano por lá, que é bem festiva. Esse período traz belíssimas decorações natalinas à capital holandesa e também reserva muita vida nas ruas, seja durante o dia ou à noite. Veja, a seguir, algumas festas, tradições e comemorações típicas do Natal em Amsterdã.

Patinação no gelo na Praça dos Museus em Amsterdã

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Amsterdã e Holanda. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Holanda. Agora veja tudo sobre Amsterdã em dezembro.

Condições climáticas em Amsterdã em dezembro

O mês de dezembro marca o início do inverno em Amsterdã, que é bastante rigoroso. Essa estação do ano é super fria e as temperaturas costumam ficar entre 4 e -1 graus Celsius. O clima em Amsterdã em dezembro é gelado, então se prepare e leve o máximo de roupas de frio, casacos, gorros, luvas, cachecóis e outros itens que vão te esquentar. Se hidrate bastante quando estiver por lá também, pois isso vai ajudar – e muito – ao longo de todos os dias da viagem.

Inverno em Amsterdã

Boas vindas ao Sinterklass em Amsterdã

O Sinterklass, ou São Nicolau, é uma festa celebrada no dia 5 de dezembro que dá as boas-vindas a São Nicolau, o percursor do Papai Noel, que é quem entrega os presentes para as crianças na Holanda. A festa começa ao final de novembro, mas é na véspera do dia 5 de dezembro que as famílias penduram as meias nas lareiras ou os próprios sapatos, para que São Nicolau, durante a madrugada, encha-os de presentes ou até mesmo doces. Ou seja, é neste dia em que as pessoas trocam os presentes no país.

Sinterklass em Amsterdã

Patinação no gelo em Amsterdã

O Natal em Amsterdã não é cheio de neve, onde as crianças deitam fazendo a figura de um anjinho, com os braços e pernas, ou bonecos de neve. Por isso, uma forma de trazer a magia da neve é criar pistas de gelo, onde as crianças e os adultos podem se divertir patinando. Há três pistas muito recomendadas por lá, que são os principais e melhores locais para se divertir no gelo: a Leidseplein, a Museumplein e a Jaap Eden IJsbaan. A Museumplein é uma praça onde ficam três museus, que quando congela o grande espelho d’água se transforma em pista de patinação no gelo, também chamada de Ice Village.

Patinação no gelo na Praça dos Museus em Amsterdã

Árvore de Natal na praça Dam em Amsterdã

Uma das tradições de Amsterdã é a árvore de Natal que é montada na Praça Dam, com mais de 20 metros de altura e decoradas com mais de 40 mil luzinhas LED. A árvore é realmente imponente e uma das partes mais bonitas do Natal na cidade, simbolizando seu começo e também o início de todas as festividades natalícias. Além dela, que fica no centro da Praça Dam, o Edifício Bijenkorf também é iluminado.

Árvore de Natal na praça Dam em Amsterdã

Pure Winter Markt em Amsterdã

O Pure Winter Markt é um mercado na cidade que, durante a época natalina, oferece comidas, bebidas, produtos de decoração, doces e presentes, tudo relacionado ao Natal, claro. Mas, como diz o nome, o “Mercado Puro de Inverno” vende produtos que são “puros”, ou seja, feitos pelos próprios produtores. Esse mercado não acontece só no Natal, mas o de dezembro é o mais legal e festivo. Nesse mês, o mercado acontece no AmstelPark e no Park Frankendael.

Pure Winter Markt em Amsterdã

Funky Xmas Market em Amsterdã

Também chamado de Sunday Market, esse mercado é comum nos demais meses, mas no Natal tem uma edição especial e mais interessante. É uma feira que expõe produtos feitos por artistas locais e que no mês de dezembro, capricham e garantem que você encontre o presente mais original. Por lá, há roupas, decorações natalinas e docinhos típicos dessa época.

Funky Xmas Market em Amsterdã

Festival de Luzes em Amsterdã

O Amsterdam Light Festival é um evento que acontece todos os anos no inverno. Durante 40 dias, após o sol se pôr, vários monumentos, esculturas e prédios ficam iluminados graças a projeções e instalações específicas. Essa é uma época linda para visitar a cidade, que durante o resto do ano já é linda, mas nesse período consegue ficar ainda mais encantadora. Outra dica é fazer um passeio de barco noturno para admirar a região desde seus canais e ver as luzes e prédios de outra perspectiva.

Festival de Luzes em Amsterdã

Virada do ano em Amsterdã

O evento mais importante da virada do ano é a queima de fogos, que acontece no último dia de dezembro. Apesar do frio, muitos holandeses saem de casa para ir até os melhores pontos de Amsterdã e admirar as cores e espetáculo dos fogos de artifício. Se você vai passar a virada na cidade e pretende soltar fogos por lá, fique atento, pois há algumas regras quanto a isso.

Virada do ano em Amsterdã

Os fogos de artifício só podem ser lançados entre as 18h do dia 31 de dezembro e as 2h da manhã do dia primeiro de janeiro. Há lojas específicas que têm autorizações para a venda, mas eles são vendidos apenas entre os dias 29 e 31. Os espetáculos oficiais acontecem na Leidseplein e na Rembrandtplein, mas há também outros lugares, como a Oosterdok e próximo ao Museu da Anne Frank.

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre Amsterdã em dezembro uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade em Amsterdã e Europa

Poder usar seu celular em Amsterdã, na Holanda, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Holanda nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E, usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre Amsterdã em dezembro para quando estiver lá.

Dica para usar o celular à vontade em Amsterdã

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Amsterdã

Agora que você já viu tudo sobre Amsterdã em dezembro uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Amsterdã é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Amsterdã, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Amsterdã.

Letreiro em Amsterdã

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Amsterdã é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Amsterdã todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis de Amsterdã:

O que fazer em Amsterdã: Principais atrações, passeios e lugares de Amsterdã.
O que fazer a noite em Amsterdã: Tudo sobre a vida noturna da cidade.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

2 comments

  1. Boa tarde. Será boa ideia de ir aí agora passar o fim de semana devido as restrições…encontramos alguns cafés ou restaurantes abertos? É possível fazer viajem de barco pelo rio?

    1. Olá, Cátia! Em Amsterdã, as medidas estão mais flexíveis, porém ainda priorizando o distanciamento e os cuidados de higiene, então alguns estabelecimentos estão abrindo com pequenas alterações nos horários. Quanto à viagem de barco, é possível, você pode pode ver mais detalhes sobre em nossa matéria Passeio de barco pelos canais em Amsterdã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *