10 coisas de graça para fazer em Roterdã

Confira 10 coisas de graça para fazer em Roterdã. Para quem estiver viajando com o orçamento apertado, descubra onde economizar e o que visitar. A cidade dispõe de diversos passeios bem legais que são gratuitos, que garantem muita diversão ao longo de sua estadia por lá.

Paisagem de Roterdã na Holanda

E, se você estiver planejando viajar para lá não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Roterdã. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para Roterdã.

1. Apreciar a arquitetura em Roterdã

A cidade de Roterdã foi destruída pelos bombardeios que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial e, por isso, teve de ser reconstruída. Por tal motivo, é tão diferente das demais cidades holandesas na questão da arquitetura, abraçando a modernidade e tornando Roterdã um marco arquitetônico de destaque.

Hotel em Roterdã

Há muitos edifícios modernos no centro e ao longo da cidade, mas você também encontra alguns prédios que conseguiram sobreviver ao ataque. Um exemplo disso é o edifício da prefeitura de Roterdã, o Stadhuis van Rotterdam. No topo da torre sineira da prefeitura, fica a estátua do anjo da paz, feita pelo escultor Johan Keller.

Prédio da prefeitura Stadhuis van Rotterdam

2. Conhecer a Estação Central de Roterdã

Uma das formas para chegar a Roterdã é de trem, mas mesmo que você opte por outro meio de transporte, recomendamos a visita à estação central de trens, a Centraal Station. É um edifício muito moderno, com linhas futuristas, e pode-se dizer que é uma construção recente, já que foi inaugurada em 2014.

Centraal Station em Roterdã

3. Visitar as Casas Cubos em Roterdã

Outro destaque da arquitetura de Roterdã são as Casas Cubos (Kubuswoningen). Essas casas amarelas em formato de cubo foram construídas pelo arquiteto Piet Blom e são alguns dos principais expoentes da arquitetura moderna, além de símbolos da cidade. Todas estão habitadas e possuem três andares. Em uma delas, funciona um hostel chamado Stayokay.

Casas Cubos em Roterdã

4. Ir ao Oude Haven em Roterdã

Uma dica dentre as coisas de graça para fazer em Roterdã é conhecer o Oude Haven, também chamado de Old Harbor. Construído no século XIV, ele foi o primeiro porto da cidade e hoje em dia, serve apenas como atração turística. No local, é possível visitar algumas embarcações que ficam ancoradas por lá.

Oude Haven (Old Harbour) em Roterdã

Ao lado do porto Oude Haven, fica outro ponto turístico imperdível: o primeiro arranha-céu da cidade. Chamado de Witte Huis (Casa Branca), o local possui 43 metros de altura e resistiu aos bombardeios de 1940. É um passeio interessante para fazer em Roterdã.

Oude Haven (Old Harbour) em Roterdã à noite

5. Passear pelo Martkthal Rotterdam em Roterdã

O Martkthal Rotterdam é o mercado municipal da cidade. E ainda que você não vá comprar nada, vale muito a pena passear por esse lugar encantador. Seu edifício é um exemplar da modernidade arquitetônica de Roterdã. De longe, ninguém diz que é um mercado, pois é muito colorido, parecendo mais uma galeria de arte ou um centro de exposições.

Martkthal Rotterdam - Mercado Municipal de Roterdã

6. Visitar a Igreja de São Lourenço em Roterdã

Ao lado do mercado de Roterdã, está a Grote of Sint-Laurenskerk, uma bela igreja medieval calvinista construída entre os anos de 1449 e 1525. Essa foi a única igreja que sobreviveu aos ataques de 40, tornando-se além de um espaço religioso, um ponto turístico de destaque na cidade. Uma boa dica de passeio é visitá-la e, em seguida, passar nas lojas situadas ao redor.

Igreja de São Lourenço em Roterdã

7. Passear no Het Park em Roterdã

O Het Park é o parque mais conhecido e, também, o mais antigo da cidade. Ele foi criado em 1852 e possui espaços belíssimos, com lagos, flores coloridas e muita área verde. É ótimo para quem deseja caminhar, descansar, fazer piquenique e entrar em contato com a natureza. E você ainda pode aproveitar uma área exclusiva para churrasco e um campo de minigolfe.

Het Park em Roterdã

8. Passar pela Ponte Erasmus em Roterdã

A Ponte Erasmus, também chamada de Erasmusbrug ou Erasmo, é um dos cartões postais da cidade e uma das pontes mais famosas da Holanda. Com uma longitude de aproximadamente 800 metros, ela foi inaugurada pela Rainha Beatriz no ano de 1996, para ligar a zona norte à zona sul de Roterdã. Essa ponte é maravilhosa tanto durante o dia quanto à noite.

  • A Ponte Erasmus é basculante, para que os navios possam passar por ela, sendo a maior e mais pesada da Europa Ocidental.

Paisagem da Ponte Erasmus em Roterdã

9. Caminhar pelo bairro Kop van Zuid em Roterdã

Outra entre as coisas de graça para fazer em Roterdã é ir até Kop van Zuid, um bairro super moderno e convidativo. Você pode passear pela margem do rio e observar os grandes edifícios da região. Por lá, estão os maiores prédios de toda a Holanda. Também vale a pena conhecer o porto situado nesse bairro, de onde os holandeses partiam para a América.

Kop van Zuid em Roterdã

10. Aproveitar a praia de Hoek van Holland próximo a Roterdã

A cidade de Hoek van Holland é administrada pelo município de Roterdã e, também, uma ótima opção de passeio para relaxar e aproveitar a natureza. Ela fica a uma distância de apenas 30 minutos de carro e é o lugar ideal para fazer uma viagem rápida de bate e volta. Em Hoek van Holland, há uma boa praia para curtir o verão europeu, vários restaurantes, bares e lojas legais.

Hoek van Holland próximo a Roterdã

Tours gratuitos por Roterdã

Uma dica bem legal de passeio gratuito em Roterdã, são os chamados Free Tours. Algumas empresas oferecem esses passeios, que são totalmente gratuitos, e um guia faz uma excursão pela cidade explicando tudo nos detalhes. O tour é gratuito, mas no final, quase todo mundo dá uma gorjeta para o guia, então o valor da gorjeta fica a critério de cada um.

É uma forma bem legal e barata de conhecer melhor a história do lugar. No site que a gente usa para comprar os passeios e ingressos de Roterdã, tem um passeio muito legal que é: Free tour por Roterdã (um tour de 2h30 que passa pelos principais pontos turísticos da cidade).

Market Place em Roterdã

Para fazer esses tours é só entrar nesse site. É o maior site de passeios do mundo. É onde sempre compramos e encontramos os melhores preços. Existem bastantes passeios gratuitos por Roterdã, mas também há passeios imperdíveis que não podem ficar de fora do seu roteiro e são pagos. A dica é sempre comprar com antecedência, que sai mais barato.

E nesse site, por exemplo, já tem a cobrança em reais por PIX. O que é ótimo, pois você não paga os 6,3% de IOF que pagaria comprando lá na hora ou em outro site internacional. Comprando por ele você já vai economizar bastante.

Laurenskerk em Roterdã

Passeios pagos que também valem a pena em Roterdã

Existem alguns lugares pagos que também são imperdíveis e vale muito a pena comprar seus ingressos. Aqueles que achamos que não pode ficar de fora são a torre de observação Euromast, o Museu de Roterdã (Museum Rotterdam) e o Museu Boijmans Van Beuningen.

Todos esses pontos turísticos em Roterdã são muito divertidos e interessantes. E o lugar mais barato para comprá-los é no site de ingressos que indicamos, pois além de oferecerem ótimos preços, eles são confiáveis e contam com um atendimento excelente.

Torre Euromast em Roterdã

Um site muito bom que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa, que vende todos os ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Roterdã, da Holanda e do mundo. Ele é o maior site de ingressos que existe e por isso tem sempre o melhor preço. E agora os pagamentos são feitos em reais e você não paga nem o IOF e taxas internacionais.

É o melhor lugar para comprar todos os ingressos das atrações e passeios. E lá também vende o transfer, do aeroporto ao hotel, pelo menor preço, com um serviço super seguro e de qualidade. Você economiza bem ao invés de pegar um táxi. Nós usamos muito ele para todos esses itens e sempre economizamos um bom dinheiro.

Museu Boijmans Van Beuningen em Roterdã

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre 10 coisas de graça para fazer em Roterdã uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade em Roterdã e Europa

Poder usar seu celular em Roterdã, na Holanda, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos, economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS ao alugar um carro, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar e, claro, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Holanda nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre 10 coisas de graça para fazer em Roterdã quando estiver lá.

Usar o celular à vontade em Roterdã

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Roterdã

Agora que você já viu tudo sobre 10 coisas de graça para fazer em Roterdã, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Roterdã é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Roterdã, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Roterdã.

Onde ficar em Roterdã

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, clique aqui em Site de Ingressos da Europa para ver todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis de Roterdã:

O que fazer em Roterdã: Principais atrações, passeios e lugares de Roterdã.
Onde comprar passagens de trem na Holanda: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.
O que fazer à noite em Roterdã: Dicas do que fazer à noite na cidade.